Número total de visualizações de páginas

sábado, 1 de fevereiro de 2025

O Problema não é hijab - Artigo de opinião

Quando se rasga veste a falar do véu islâmico, do seu uso ou não, quando se diz que as pessoas são terceiro mundistas, digo-vos que cavem um pouco mais fundo, esgravatem com as unhas na terra.
Vamos recuar uns anos, as viúvas não usavam lenços a cobrir o cabelo? As bisas usavam lenços, e alguém criticava?
O problema não sãos os lenços, exatamente como no passado as mulher portugueses e não só, usavam lenços, tambem elas, não tinham voz, tambem elas tinham de ser apenas mãe, esposas, e de preferencia não falar muito, e ai de quem se atrevesse a comentar algo do marido, com sorte levava com um olhar de reprovação, mas o mais certo era levar uma sapa.

Pois bem ,aqui chegados 2025 e ainda há quem ache que o problema é o uso de uma simples hiajab, não criaturas, não é esse o problema.
O problema que se coloca aqui, é terem de usar, não porque querem ,mas sim porque são obrigadas, o problema é não poderem falar, o problema é não poderem cantar, o problema é não poderem dançar, o problema é não poderem estudar, enquanto andamos por aqui a debater miudezas de pequenos burgueses há crianças que não podem ir a escola só porque nasceram com pipi,  há crianças que são obrigadas a casar quando deviam andar a brincar com bonecas e não serem mulheres aos 11 anos de homens de 60, há mulheres aquém se negam direitos tão simples, como o poder cantar, o poder dançar , ou simplesmente falar.
Enquanto nós nos aborrecemos porque não há aquela camisola ou aqueles sapatos, há mulheres que não tem direito a sorrir, porque alguém achou que não são dignas, por isso o problema não é a hijab, o problema é muito mais profundo, é o terem de andar escondidas, é o não terem voz, é o não terem direitos de dizer Não, é o não terem direito a dizer Eu quero Estudar, Eu quero tocar um instrumento musical.

Enquanto continuamos a fechar os olhos a estes atropelos mais básicos, é toda uma sociedade cumplice. Como tal não digam que o  problema esta numa peça de vestuário, porque o problema está, em dirigentes medievais , em lideres religiosos fanáticos que obrigam muitas famílias a esconderem as suas filhas, pais que ajudam as suas meninas a fugir para poderem simplesmente sonhar.
Sonhar ,algo tão simples mas que é vedado a estas mulheres

Por isso o problema não é a hijab. 




É um artigo de opinião, podia ser publicado num qualquer outro sitio, mas uma vez que é escrito por mim, é publicado aqui no blog.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Alface com tudo, ou tudo com alface

Férias significa tudo a comer saladas à brutinha (aquela velha máxima de que andas um ano inteiro a mamar gelados, a beber gin's em fest...