Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Tutto, Tutto, Tutto, Tutto

 Foi eleito como sucessor de São Pedro a 13 março 2013, apos Bento XVI, (  cardeal Ratzinger) ter olhado para o rumo que a igreja estava a tomar, e pensou "humm isto não é para mim " e resigna, assim sem ninguém esperar, nem o próprio, há fumo branco e aparece na janela um homem de rosto simpatico, sorridente, um avô , apenas trajado de branco com uma simples cruz, Jorge Mario Bergoglio, jesuíta e assim nasce Papa Francisco.

Papa Francisco, chegou viu e sem duvida venceu. Foi um agregador da sociedade, com a sua  humildade assume sem receio dos olhares, que foi eleito como sucessor de Pedro, não como sucessor de uma qualquer banco e assim humilde mente informa que não ia usar os sapatos vermelhos da Prada, mas sim as suas botas de sempre, que ia ficar a residir na casa se Sta. Marta. O Papa que ousou dizer sem medo, "Ergam pontes, não muros"

As sua intervenções sempre sabias nas suas peregrinações juntos dos governantes, fazem acreditar que temos ali um apoio que se preocupa, que esta atento, uma voz que dá voz aquém não a tem, a quem grita desesperado mas não saem son

O seu sorriso, o olhar de conforto junto dos mais necessitados, dos mais pobres, levou esperança pelo mundo, esperança por onde passou, Papa Francisco fez acreditar, quem não acreditava.

Quando nas jornada mundiais da juventude, naquele dia perante milhares de pessoas no Marques de Pombal, na sua homilia diz " Na igreja há lugar para todos, todos, todos" e incita a que digamos todos, todos, todos, ouvi :

-all 

-lahat

-óloi

-alle

- tous

-Tutto

- todo

-modu

-Todos

A importância destas simples palavras com tanto poder, com tanta força, são elas a imagem deste simples homem, que nos abraçava com as palavras e abriu portas da igreja a todos. Porque onde quer que esteja alguém a rezar  aí é igreja

Ficará para sempre marcada na memoria, a imagem de Francisco a caminhar sozinho na Praça S.Pedro em plena pandemia, esta imagem para mim é esperança na solidão, a esperança da incerteza. 


Francisco disse "Foram ao fim do mundo buscar uma Papa" e da Argentina chegou-nos Amor, Esperança, Bondade.

O Santo Padre, deixa-nos uma missão muito importante, continuar a lutar por uma igreja livre, uma igreja de todos e para Todos.







Obrigada Papa Chico 





quinta-feira, 10 de abril de 2025

A minha taxa é melhor que a tua

Ponho taxa, tiro taxa , a hora que eu quiser, que país tão redondinho, que delícia para taxar, e a inflação lixar - ora este é o refrão de musica que o Mr Orange Men canta todos os dias no banho enquanto acaricia com carinho aquele capachinho louro, bem  na realidade o sonho erótico deste homem é enfiar uma taxa, pelo cu a dentro de qualquer líder mundial.

Enquanto enfarda panquecas o pequeno paquiderme , no seu telemovel fabricado na china, escreve "uma taxa para  taxa para ti, e outra para quem apanhar " 

Assim após de muitas ameaças, Orange Men laçando numa cruzada, abre as tabuas e solta as taxas , quais loucas que entram á bruta pelos mercados a dentro, enquanto zurra" Chupem bitches". Os mercados entram em loop, os países visados, visados é como quem diz, tendo em conta que quase todos os países do mundo e quiçá de todo o universo  mamou com taxas, nem os pinguins escaparam, assim  Heard e McDonalds,  ilhas só habitadas por pinguins acordaram naquela manhã com uma taxa enfiada na boca de um peixe. A isto o que responderam os pinguins " apenas sorrir e acenar companheiros, sorrir e  acenar" que isto são bicho muito estrategas, todo o cuidado é pouco e Orange Men, não se deixa enganar para não ser ele acordar com uma solha na boca.

Entre taxas e taxinhas, assim de repente os governos parecem uma sala de uma leiloeira onde se só se ouvem gritos 104% taxas para a China, 20% para a Europa, quem dá mais uma , quem dá mais duas, grita o governo chines 85% de agravamento para o EUA, grita o administração Orange Men 145% para a china, entretanto ja a bolsa de wall street teve um enfarte do miocárdio fulminante, a de washington D.C os órgãos entram todos em falência , as bolsas europeias começam a snifar coca a bruta, e Moscovo ri enquanto brinda com shots de vodka com laranja, e a china , entre uma garfada de arroz chines e galinha com amêndoa, grita  vamos vender 50 milhões de titulos da divida americana, só para os foder. 

Enquanto isto ouvimos  Orange Men vestido de pinguin ( smoking) a balbuciar que os lideres mundiais estavam a ligar-lhe a implorar que baixasse as taxas, que lhe estavam a lamber as botas,bem logo aqui notamos alguma demência, se é para pensar em lamber tem de ser algo em bom, tal como gelado, um chupa, uma qualquer parte intima, que não seja do Orange Men que aquilo deve ser só peles, ninguém no seu juízo prefeito quer lamber partes flácidas quanto mais  botas. Além disso o roaming está pela hora da morte, os valores a pagar é quase igual a ir ao mercado comprar pregado. 


E assim vai o mundo a caminhar para o precipício, e o nosso retângulo perguntam vocês( questão retorica, não me massem com preguntas agora, que me cortam a veia artística), o nosso Portugal está como sempre, a banhos e  gostamos de dar aquele avanço técnico e assim já tomamos a dianteira pré eleições, é como se do  nada fossemos uma ilha isolada. Como tal estamos iguais a nos próprios a navegar ao sabor do vento e depois logo se vê, a malta bota muita fé dos ditados populares.. " meia bola e força" " pra frente é que é caminho" " Deus ajuda" " daqui até acontecer , não nos doa a cabeça" e por ai fora, que isto já não é um país é todo amontoado de calhaus perdidos em Espinho rodeado por mar  a oeste e sul e por Espanha a leste e norte, venha o diabo e escolha.

Enquanto isto aguardamos com impaciência que as chuvas acabem e que venha o verão porque  somos feitos de sol




Alface com tudo, ou tudo com alface

Férias significa tudo a comer saladas à brutinha (aquela velha máxima de que andas um ano inteiro a mamar gelados, a beber gin's em fest...