Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Maios ou menos 50 dias de guerra

 Havia um país muito pequenino, mas muito pequenino ao nível do cérebro dos seu lideres  do, que se achou no direito de intervir militarmente num outro país, só porque este ousou pensar diferente, ousou evoluir, ousou querer fazer parte do grupo dos meninos do ginásio.

Ora o outro país não gostou encheu-se de ciúmes, e vai dai agiu tal qual aqueles brutamontes que vez de ter cérebro, tem uma ervilha. Toca a invadir com armas e bagagens o outro País, julgando que em 2 dias tinha o assunto resolvido. Lixou-se com um F do tamanho do universo, a coisa não correu como o acéfalo pensou.

Na realidade não foi o único que se lixou, toda a Europa, com esta invasão, se não vejamos :

Após uma pandemia que particamente parou o mundo, na iminência de uma crise económica, São Covid, começa aos poucos a deixar, que possamos agarrar o touro pelos cornos, e a economia começa a dar sinais que estava  sair do coma, e eish que chega o acéfalo e pumbasss dedo enfiado bem no real cu de todos e invade a Ucrânia, como que a dizer "a bola é minha e ninguém brinca, porque vocês são feios. O que ele não sabia é que zelensky ,doravante tratado como   "Zé,"  além de sentido se humor, tem os tomates no sitio(e aposto que são lavadinhos e tudo aparadinho) Vestiu-se a rigor, de tal forma que já virou moda, inclusive, há quem possa dormir com o zé desde que pague ( https://www.publico.pt/2022/03/18/impar/noticia/designer-checo-quer-zelenskii-dormir-gente-cria-almofadas-ajudar-ucrania-1999248)  e não deixou o seu país, não lhe virou as costas, país este que está a ser  destruído, violado a cada minuto. Mas não baixa as mãos , não tem discurso de coitadinho, e vão empurrando o monstros de volta ao lugar de onde nunca devia ter saído, meados do seculo XIV. 

Com isto o Zé cria um problema na Europa e na própria Nato, (sim porque estes, também estavam a preparar para apenas condenar e fechar os olhos, como tem feito até hoje, ás loucuras do sr Putin) e com esta atitude do dos Ucranianos e nos seu governantes, obrigaram os srs da UE a sair do marasmo, obrigaram  a que se tomasse medidas, obrigaram a atuar, dizer NÃO, dizer BASTA. Cada país é livre de pertencer as organizações que quiser desde que cumpra os objetivos e os prossupostos, temos de mostrar que não temos medo, que ameaçar com armas nucleares, não nos faz tremer.

Esta besta, consegue a proeza de por Talibãs, Turquia, Europa, Estados unidos, todos a remar para o mesmo lado, se isto não é já para os senhores do pcp a pensar então, não sei

 E assim, num ano que devia ser de recuperação, esperámos uma resseção, se isto não é de um gajo começar a ler o manual de "Como cagar em cima das pessoas certas" então não sei...

Temos efetivamente de ler este manual e aprender a cagar em cima deste acéfalo e de outros, porque este não é o único, este é só um dos piores.

Mas vá vamos pensar, que ninguém nos vai tirar o sol, mas não vamos dar nada como certo, ao nível que isto está....
Hoje a faltar pouco mais de 4 dia para festejarmos 48 anos de Liberdade, teremos o Presidente da Ucrânia a discursar no nosso parlamento, hoje sinto aquela vergonha alheia pela atitude do PCP, partido este que teve um papel importante na luta pela democracia, que teve um papel importante, em repor a liberdade no nosso retângulo, partido este, que tem vindo a tomar posições que não podem ser aceites, por quem sabe
que a liberdade é tudo, por quem respeita o ser humano como um todos. Podemos dizer que esta malta,( que defende os pobre e oprimidos que tem sede na Av. da Liberdade, uma das avenidas mais caras de Lisboa, ou seja uma avenida capitalista, uma avenida que se entregou de corpo e alma ao grande capital), anda a dar forte nas drogas de baixa qualidade, que vergonha alheia eu sinto, a cada palavra que ouço.

Ao fim de pouco mais de 50 dias de Guerra, um País que ousou sonhar fazer parte de uma Europa unida, na desunião, que ousou dizer somos soberanos , livres, não somos fantoches do kremlin, temos voz, temos opiniões. 
Ao fim de quase 50 dias de uma guerra criminosa, um presidente ,que foi um comediante, faz frente a um tirano, louco, demente, completamente sozinho, sem medo mostra que leu o manual "como cagar em cima das pessoas certas"

#SomostodosZe #somostodosucrania


sexta-feira, 1 de abril de 2022

Estarás sempre comigo

Há uns anos atras , escrevi uma carta a minha avó, entre tantas que lhe escrevia, mas esta foi a ultima

Quis o destino que todas essas cartas retornassem, quando isso acontece sabes logo que um elo, (e que elo) partiu na direção de algo mais profundo. Esta carta que vou Transcrever aqui demonstra bem como ela era amada , acarinhada por todos nós, a nossa sargento mor, como lhe chamada o meu primo Miguel, ou a nossa Milocas como carinhosamente era chamada pela Barbara, ou apenas Vó e até capitã de mar alto como o Ricardo e a Clara lhe chamavam. A verdade é que nas ferias chegávamos a ser 9 netos, debaixo daquelas asas e com idades tão diferente o Miguel tem uma diferença de idade em relação a minha de 14 anos,, por isso podem imaginar a loucura que eram aquelas ferias de verão em S.Pedro de Moel , S.Martinho do Porto ( não posso deixar de sorrir cada vez que me lembro daquelas tardes de praia na baia de S. Martinho, épico)

Maria Emília  Marques Cruel de Brito, era uma mulher linda( até com os seus 92 anos), uma avó extremosa, alegre divertida, sempre assertiva, e a ela dedico estas letras onde reproduzo a carta que lhe escrevi.

"Contigo aprendo a gostar de panquecas, eram divinas , víamos como elas voavam com magia e caiam graciosamente na frigideira.

Contigo aprendemos a jogar carport, ficamos 2 horas naquele jogo de cartas ou mesmo o Scrabble. Só tu conseguias sentar todos a tua volta a jogar bingo com feijões.

Aqueles pequenos almoços que fazíamos na Nova Lisboa, ou mesmo na Pastelaria Biarritz, onde vias os patos no laguinho, era uma aventura para nós, as vizinhas a elogiar os meninos da Sra. Dona Emília, e nós a fazer caretas por trás, fingias que não vias 

Contigo sabíamos da "bruxa do castelo, mas eras tu que nos protegias da mesma, nas noites frias e escuras de Leiria.

Contigo as "Taeijas"(cerejas)tinham outro sabor, contigo sabíamos que " O que arde cura o que aperta segura" e era assim que nos saravas os joelhos esfolados, a alma ferida após as quedas das bicicletas.

Comíamos "ovo Têtê" com arroz e salchichas, que preferíamos á acorda do avó, nunca saímos de casa sem uma surpresa, tinhas sempre um chocolate, um rebuçado, umas bolachas, aquilo para nós era ouro.

O  sorriso era o teu emblema com ele dizias tudo, com ele iluminavas a noite mais escura.

 A arte com que nos sentavas todos a mesa e punhas em ordem toda a desordem que reinava entre gargalhas e conversas cruzadas de jovens adulto e adolescentes, a forma como dizias para colocar o guardanapo no colo, ou olhavas para mim e dizias "Kikas, para de atazanar o teu primo, e come" ou "Kikokas, veste uma vestido deixa de ser maria rapaz" e eu ria (tenho saudades da forma como passavas a mão pelo meu cabelo e sorrias)

Nunca vou esquece a forma como dizias "nunca deixes de gargalhar, essa tua alegria é única espontânea, minha kiki, tu enches a nossa sala com o tua alegria" , sabes continuo assim alegre e a recordar as nossa noites em família a lareira 

Se deste o ultimo sorriso há um ano? fisicamente talvez, mas estas sempre junto de nós, a sorrir e ele a iluminar, as nossas ruas mais escuras, os dias mais tristes, as alturas mais complicadas, com ele continuamos a caminhar dia a dia e a ensinar os nosso que também são teus, a importância do teu sorriso a importância do teu da tua magia

Sempre que regresso a S. Martinho faço questão de pisar aquela areia, como se tivesses a caminhar ao meu lado 

O teu sorriso perdura para sempre Vó

                                                                                     Tua Kiki"



(14 anos tenho saudades)

Isto nem para coser meias esta bom...

A pessoa tenta colocar uma linha na agulha, e já não passa sem por os óculos, e pensa porra, não esta mesmo de feição. Sendo assim vamos lá ...